Tudo sobre lacrosse

Gostaria de jogar lacrosse mas não conhece as regras e não sabe que material é necessário para a prática desta modalidade desportiva. Com este artigo ficará a conhecer mais sobre este desporto.

O que é

O lacrosse é um desporto coletivo cuja origem vem dos nativos americanos. Este desporto é praticado com uma bola pequena de borracha compacta e um bastão de cabo comprido, designado por crosse ou simplesmente taco de lacrosse. Este desporto é praticado principalmente na costa leste dos Estados Unidos e Canadá, não sendo muito popular na Europa.

A extremidade do bastão de lacrosse possui umas malhas soltas amarradas entre si que serve para poder capturar e segurar a bola de lacrosse. O objectivo deste desporto é marcar, atirando a bola para a baliza do adversário, usando apenas o bastão para o fazer. Do ponto de vista defensivo, o objectivo do lacrosse é manter a equipa adversária suficientemente longe de marcar e retirar-lhes a bola através do seu bastão ou do contacto físico.

História da modalidade

Esta modalidade desportiva é bastante antiga, sendo que a sua origem data do ano 1100, contudo, desde o seu aparecimento sofreu algumas alterações. Na versão original, o lacrosse tinha duas equipas onde cada uma delas era constituída por 100 a 1000 homens num campo de 500 metros a 1 km de comprimento. Os primeiros jogos de lacrosse duravam até dois a três dias seguidos, fazendo parte de um ritual religioso.

O lacrosse tem uma forte ligação religiosa, sendo que no início do seu aparecimento contribuíam bastante para a vida religiosa das tribos. Quem participava nestes jogos tinha como objectivo trazer a glória para si próprio e para as suas tribos. No início, o lacrosse era conhecido como o jogo do criador.

Foi em 1856 que foi fundado o clube de lacrosse por um canadiano que encurtou o número de jogadores apenas para 12 e lhe deu novas regras, sendo que a partir dos anos 20, esta modalidade começou a ser praticada em escolas e universidades americanas.

Atualmente este é um desporto bastante apreciado principalmente nos Estados Unidos e Canadá.

No campo de lacrosse

Este é um desporto bastante exigente a nível físico, onde são necessárias constantes movimentações. Quando jogado por homens, as equipas são constituídas por 10 jogadores de cada equipa, um avançado, três defesas, três jogadores a meio campo e três atacantes que tentam marcar os golos.

Cada jogador tem o seu bastão de lacrosse que mede aproximadamente um metro de comprimento, podendo o seu comprimento variar consoante a posição que ocupam os jogadores.

O campo para o jogo de lacrosse mede 100 metros de comprimento e 55 metros de largura. Cada ataque ou defesa é cercada por uma linha chamada de de caixa de contenção, sendo que os atacantes e os defesas não podem cruzar esta linha, até que um jogador de meio campo ganhe a posse de bola ou a bola cruze a chamada linha de restrição.

Sempre que existe um golo ou a bola saia para fora do campo, o jogo é reiniciado ao centro.

Existe também o chamado box lacrosse, onde se disputa um jogo em campo coberto em equipas de seis jogadores. Este tipo de lacrosse é bastante mais rápido e físico do que aquele que é praticado a céu aberto.

No caso do jogo de lacrosse ser disputado por mulheres este sofre algumas alterações, sendo que este lacrosse não promove o contacto físico.

Regras principais

Uma partida de lacrosse tem quatro períodos de 20 minutos cada, onde o relógio para sempre que se dá uma interrupção no jogo.  Entre o segundo e terceiro períodos há uma pausa de 10 minutos, sendo que a cada equipa são ainda permitidos dois “timeouts”.

Os jogadores que estão envolvidos cara-a-cara não podem chutar ou pisar o bastão do adversário, contudo, podem usar qualquer outra técnica de forma a ganhar a posse de bola. Os jogadores das áreas laterais estão autorizados a participar no jogo quando soa o apito, mas todos os outros jogadores em ambas as extremidades do campo devem permanecer atrás das linhas de restrição até que o árbitro assinale a posse de bola.

Existem três tipos de falta no lacrosse:

  • Falta técnica, penalizada em 30 segundos ou perda da posse de bola;
  • Falta pessoal, penalizada em 1 a 3 minutos;
  • Falta expulsão, o jogador é expulso do jogo

Lacrosse: Equipamentos necessários

Para poder praticar esta modalidade necessita de:

  • Bastão de lacrosse;
  • oupas que lhe permitam liberdade de movimentos;
  • Proteções como capacete, proteção de mãos, joelheiras, entre outras.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s